Home » Geral

Como vai o seu serviço de pós-vendas?

14 Fevereiro 2018 No Comment

Muitas empresas seguem o modelo AIDA, isto é, Atenção-Interesse-Desejo-Ação. Isso significa que em um primeiro contato com um potencial consumidor, o objetivo da empresa deve ser atrair sua atenção, para em um próximo momento despertar-lhe interesse e então desejo pelo produto/serviço para então, finalmente, conseguir que o mesmo desempenhe a ação esperada: a compra do produto ou serviço. Isso tudo é muito legal, mas o problema é que muitas vezes após a venda ser realizada simplesmente “abandonamos” o nosso cliente. Imagina então o que acontecerá? Alguns clientes solicitarão reembolso e outros, mesmo que não o façam, provavelmente não farão novos negócios conosco.

Assim sendo, é necessário acrescentar uma nova letra naquele modelo, transformando-o em AIDAS, onde o “S” no final pode representar tanto “Suporte” quanto “Satisfação”, ambas palavras que apontam a importância de oferecer um bom atendimento a todos no pós-vendas. Afinal de contas, é muito mais fácil conseguir realizar uma nova venda para um cliente antigo do que para um novo!

E se você quer alcançar bons resultados de verdade, provavelmente precisará não somente definir uma boa estratégia para fazer isso, mas também compreender que o sucesso de seu serviço de pós-vendas depende de seu empenho em sistematizar, automatizar e delegar parte das tarefas, conseguindo atender assim a uma gama maior de futuros clientes, mas principalmente, é importante compreender que um sistema de pós-vendas deve ser organizado para garantir sempre a satisfação de todos os clientes – e também dos não-clientes, que poderão tornar-se clientes.

Algum cliente reclamou? Responda-o de forma apropriada e rápida. Um cliente não consegue instalar um software? Envie links de vídeos explicando como fazê-lo. Ele solicitou uma melhoria ou fez uma sugestão? Agradeça-lhe e veja se é possível realizar aquela mudança com pouco impacto no orçamento. Trate bem o cliente após uma venda e conseguirá realizar várias outras ao mesmo!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Leave your response!

Add your comment below, or trackback from your own site. You can also subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

You can use these tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This is a Gravatar-enabled weblog. To get your own globally-recognized-avatar, please register at Gravatar.